top of page

Boa Gestão X Incompetência

  • Foto do escritor: Rodrigo Marques
    Rodrigo Marques
  • 15 de mai
  • 3 min de leitura

Bologna venceu a final da Copa da Itália contra o Milan


ree

O primeiro título do Bologna FC depois de meio século foi o suficiente para esclarecer duas coisas fundamentais. A primeira é como uma boa gestão e um projeto estruturado são recompensados sempre com resultados positivos. A segunda é sobre como a falta de planejamento e entendimento do cenário podem destruir até gigantes históricos, como o AC Milan.


A última vez que a equipe da região de mesmo nome (Bolonha) havia conquistado um título de primeiro escalação foi na temporada 1973/1974, quando venceu a Copa da Itália. De lá para cá, o Bologna conquistou duas vezes a Série B e uma vez a Série C.

Já o Milan alcança uma incrível marca de 10 vice-campeonatos na competição em 15 finais disputadas. Ele não vence a copa desde 2003.


  • Planejamento e projeto devolveram a glória ao Bologna.


Uma palavra que pode ser definida como o sinônimo do título do clube é planejamento. Desde que foi adquirido por um consórcio liderado pelo empresário canadense Joey Saputo (também dono do FC Montreal), o Bologna precisou trilhar um caminho difícil para retornar às cabeças na Serie A italiana ou nas demais competições. A forma que o clube encontrou foi por meio de um projeto de longo prazo. Aos poucos, o clube foi retomando seu prestígio, subindo de posições na tabela do campeonato.


Até 2022, o time, na época comandado pelo saudoso Sinisa Mihajlović, havia se consolidado como time de meio de tabela. Mas a mudança de chave começou de fato com as chegadas de Giovanni Sartori para o cargo de diretor técnico (Sartori foi um dos responsáveis pelo sucesso moderno da Atalanta) e do ítalo-brasileiro Thiago Motta como técnico.


Na primeira e única temporada completa desses dois componentes juntos, o time rossoblú conquistou uma vaga na Liga dos Campeões da UEFA pela primeira vez desde 1965 , garantindo uma classificação entre os cinco primeiros na Série A, e, eventualmente, estabelecendo um novo recorde de 68 pontos. Basicamente, foi um esforço técnico para dar estabilidade ao time, pinçando bom jogadores e talentos promissores a custo baixo e equilibrandor as finanças.


Motta foi sucedido pelo copeiro Vincenzo Italiano antes da temporada 2024-25. O Bologna teve uma vitória, três empates e quatro derrotas em sua campanha da Liga dos Campeões, terminando em 28º lugar entre 36 na fase da liga. E ontem (14 de maio de 2025), o Bologna venceu sua terceira Copa da Itália.


A recompensa do Bologna foi o fim de meio século de jejum.
A recompensa do Bologna foi o fim de meio século de jejum.

  • A administração patética do Milan.


Se a torcida do Bologna só quer festejar agora, os torcedores do Milan querem ver cabeças rolando. Desde o fim da era em que foi comandado pelo excêntrico e polêmico Silvio Berlusconi, o gigante rossonero teve vários momentos de instabilidade e turbulência. Primeiro, a aquisição questionável do clube pelos chineses, que custou a perda do patrocínio da Audi, e a troca da Adidas pela Puma como fornecedora, por valores menores. A nova gestão não conseguia fazer o clube se classificar para a UCL.


Com a aquisição da Elliott Management, o clube encontrou estabilidade, e com Stefano Pioli como técnico, voltou a vencer o scudetto, título não conquistado desde 201, e a se classificar para a Champions. Desde que o clube foi comprado pelo fundo de investimentos RedBird, a instabilidade voltou a reinar. Primeiro, a demissão do ídolo Paolo Maldini do cargo de diretor esportivo, substituido pelo inexperiente Zlatan Ibrahimovic,.que mesmo sendo um ídolo no clube e um craque recem-aposentado, ele não tem experiência nesta posição.


Para completar o cenário, lideranças fracas e complacentes da alta cúpula milanistas, como o próprio presidente Paolo Scaroni quanto o dono do clube Jerry Cardinale, deixaram claro que não fazem ideia de como o futebol funciona. O time teve desempenho pífio, alcançando apenas o 9° lugar no atual campeonato, sem contar a eliminação nos play-offs da UCL para o Feyernoord, com troca de técnicos no meio da temporada. Restou uma supercopa italiana como título de consolação.


A última chance concreta do Milan tentar uma vaga em competições europeias morreu com o vice na Copa da Itália
A última chance concreta do Milan tentar uma vaga em competições europeias morreu com o vice na Copa da Itália

O futebol não é feito apenas considerando o agora e o resultado imediato. É preciso pensar no futuro. Um planejamento bem organizado e projetado resultará mais cedo ou mais tarde em conquistas, cabe ao clube mensurar o tamanho delas, e bons resultados. Olhemos para os exemplos de Atalanta, Napoli e Inter de Milão. Isso me faz crer que apostar tudo no presente é colocar o futuro em risco. Ainda que leve tempo, corrigir a rota com sabedoria é o que vira o jogo de verdade.

Comentários


bottom of page